31 de Julho será o dia em que os lendários Sex pistols tocarão pela 1ª vez em palcos nacionais no Festival Paredes de Coura que decorrerá entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto.
A passagem dos Pistols por Portugal promete ser um dos acontecimentos musicais do ano, uma vez que a banda vem a Paredes de Coura com a sua formação original constituida por Johnny Rotten (voz), Steve Jones (guitarra), Paul Cook (bateria) e Glen Matlock (viola-baixo).
Os Sex Pistols, formados em 1975 , são a mais importante banda do movimento punk, a par dos Ramones, nos EUA, e dos Clash, no Reino Unido. "Anarchy in the UK" , "God Save the Queen" e "Pretty Vacant" são alguns dos temas mais populares do grupo.
Ao longo da sua curta carreira (1975-1978) os sex pistols lancaram apenas 1 LP "Never Mind the Bollocks... Here’s the Sex Pistols".
10 000 singles de ‘Anarchy in the U.K.’ eram vendidos todos os dias depois de em Dezembro de ‘76 Rotten ter exclamado na TV “Fuck Off.”
Em 1977, Sid Vicious entra para o lugar de Matlock, afastado devido a permanentes quezílias com Rotten. Sid Vicious acabaria por se tornar o ícone por excelência do punk. Morreu de overdose em Fevereiro de 1979, em Nova Iorque. Tinha 21 anos.
A partir daqui muitos pensaram que a banda teria acabado pois ja nao se ouvia falar deles, mas segundo disse Johnny Rotten em 1996 "Os Sex Pistols nunca acabaram propriamente, simplesmente fracassaram"
A passagem dos Pistols pelo nosso país acontece na sequência do boom provocado pela reunião do quarteto, em Novembro do ano passado. Na altura a banda tinha previsto apenas um concerto na Brixton Academy de Londres para comemorar os 30 anos da edição do álbum ‘Never Mind the Bollocks... Here’s the Sex Pistols, mas depressa teve de somar mais espectáculos, um deles será em Paredes uma oportunidade unica, pois provavelmente não voltarão a portugal.
Cumprimentos
Luis e Nelson